sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PLANEJAMENTO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA O USO DAS MÍDIAS

A sociedade vigente exige novas habilidades, entre outras, no que diz respeito ao uso dos recursos midiáticos na práxis pedagógica, tendo em vista que, mesmo as classes populares têm contato com as tecnologias, seja em casa, na escola, na lan house ou na rua com os colegas. O que talvez não esteja claro para a sociedade e também para as escolas é como utilizar tais tecnologias em benefício do ensino e da aprendizagem. Outra questão importante é que, a partir do momento em que as tecnologias estão presentes na educação, estamos contribuindo para a inclusão digital da sociedade.

Neste contexto, não temos como nos esquivar da utilização dessas ferramentas. A partir dessa aproximação das mídias e tecnologias com a educação, podemos trabalhar com as linguagens das novas gerações, provenientes da sociedade tecnológica e digital. Devemos considerar também, as novas formas de aprender e de ensinar oferecidas a partir dessa integração. Não se trata de informatizar o ensino, mas de desenvolver processos de ensino e de aprendizagem que facilitem a compreensão do aluno.
Não podemos negar que a grande maioria dos professores ainda não está preparada para o desenvolvimento de tais práticas. Então, urge a necessidade primordial de aprimoramento do desempenho docente, tendo como maior desafio a apropriação da habilidade de fazer das tecnologias meio de aprendizagem.
Diante disso, é necessária uma mudança de cultura para que as instituições escolares se tornem inseridas na sociedade digital. Exigindo dos professores a integração da tecnologia ao desenvolvimento do currículo evitando que a encarem como algo isolado, uma atividade extra ou como ensino sobre tecnologia. Trata-se do uso de tecnologias para aprender com elas e não apenas aprender sobre elas. Afinal, as novas gerações já dominam as tecnologias, mas é preciso ajudar as crianças e jovens a aprender e pensar sobre o aprender, para que desenvolvam a autonomia sobre a própria aprendizagem daquilo que necessitam para viver e trabalhar na sociedade digital caracterizada por contínuas mudanças.
Para tanto, é imprescindível um projeto de formação de educadores inovador, caracterizado pela formação contextualizada na realidade da escola e na sala de aula. E isso requer um bom planejamento, com boas situações de aprendizagem.



REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Pedagogia de projetos e integração de mídias. Programa Salto para o Futuro/TV Escola, de 15 a 19 de setembro de 2003.

DEMO, Pedro. Habilidades do Século XXI. Boletim Técnico.Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, maio/agosto, 2008.

3 comentários:

  1. Cara Anunciação, o seu texto apresenta idéias interessantes a respeito da necessidade de preparação dos professores para o uso das tecnologias no espaço escolar, como aliadas do processo de ensino e aprendizagem.
    Gostei!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Anunciação, gostei do "uso de tecnologias para aprender com elas e não apenas aprender sobre elas",esse contexto me fez lembrar de um dos Sete Saberes de Edgar Morin discutidos no Documento Proposta que elaboramos: "Reconhecer as cegueiras do conhecimento, seus erros e ilusões é assumir o ato de conhecer como um traduzir e não como uma foto correta da realidade...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Anunciação, gostei muito das suas idéias e tenho certeza que o tema que você escolheu é de muita importância, pois a questão da formação é um diferencial para a utilização das novas formas de ensinar e de aprender. Bom trabalho a você!
    Um abraço,
    Welison.

    ResponderExcluir